Como montar um skate
A No Comply oferece inúmeras opções para melhorar ou montar seu Skate. Pesquisando através do recurso de filtros, você pode encontrar suas peças pesquisando por marca, tamanho, origem (nacional / importado) e modelo de peça que está acostumado a usar. Agora se você é novato no skate, este guia irá lhe ajudar a tomar as decisões corretas para definir quais peças serão melhores para você.
Se você é experiente já sabe o que quer. Caso contrário aqui vai a lista de peças para montar um skate.
- Shape: (Parte de madeira do skate)
- Trucks: (São os eixos do skate – vendidos em pares)
- Rodas: (vendidos em conjunto de 4 rodas)
- Rolamentos: (encaixados dentro das rodas são vendidos em conjuntos de 8, duas para cada roda)
- Espaçadores: (vendidos em conjunto de 4 unidades) é colocado entre os dois rolamentos de cada roda para dar 'aperto' sem que haja folga da rodinha no eixo
- Parafusos de base: (fixa os trucks no shape – vendido em conjunto de 8 peças com cabeça Phillips ou allen)
- Rise pads: (opcional – fica entre o truck e o shape para elevar a altura e amortecer impacto)
- Lixa: (lixa adesiva colada sobre o shape) é responsável pela aderência e estabilidade dos pés sobre o skate ao efetuar manobras.
SHAPE
- Também conhecido como: deck, board ou tábua.
- Descrição; mais conhecido como shape, esta é a parte de madeira onde embaixo são fixos os trucks(eixos) e acima é colada a lixa adesiva. O nose e o tail são ligeiramente côncavos para que o shape tenha um kicktail( funciona para fazer o skate subir e executar as manobras).
- O padrão das indústrias de shape fabricam-no normalmente com 7 camadas de madeira laminada colada e prensada na maquina que já tem o formato côncavo do shape (alguns modelos mais aprimorados podem conter uma camada de fibra de vidro para dar maior resistência ao shape).
- Seu tamanho no comprimento varia 29”(73,7cm) a 33”(83,8cm) e na largura de 7.25”(18,1cm) a 8.5”(20,9cm) podendo ter variações para modelos mais específicos.
- Os furos para fixação dos eixos são feitos todas da mesma vez com alta precisão de posição. Esses servem para passar os parafusos de base que fixam a base do truck no shape.
- Observações: Existem fabricantes que não seguem o padrão de furação. A No Comply trabalha somente com fornecedores dentro do padrão, caso suas peças estejam dando este tipo de problema recomendamos visitar nossas paginas de peças e adquirir algo melhor.
- Partes do Shape:
- Nose e Tail: Traduzido ao literal, nariz e calda. São as partes arrendondas do shape que ficam após os trucks( normalmente onde o skatista aplica a força para executar as manobras). O Nose(nariz) é ligeiramente maior que o tail.
- Como escolher o tamanho ideal:

- Shapes Pequenos:
- Tamanho: de 7”(17,8cm) a 7.25”(18,1cm) de largura.
- Recomendado para skatistas de 7 a 8 anos de idade, de 0.9m a 1.15m de altura ou calça de 35( 4 USA) a 37 (6 USA)
- Shapes médios:
- Tamanho de shape: de 7.25”(18,1cm) a 7.5”(18,7cm) de largura.
- Recomendado para skatistas de 9 a 12 anos, de 1.15m a 1.35m de altura ou calça de 38 (7 USA) a 39 (8 USA)
- Shapes convencionais:
- Tamanho do shape: de a 7.5”(18,7cm) a maiores de largura.
- Para todos os skatistas acima de 13 anos maiores que 1.35m de altura e que calça tênis maior que 40 (9 USA)
- O tamanho do shape também pode variar pela modalidade de skate:
- 7.5”(18,7cm) a 8" (20,3cm) – Normal- para quem anda nas ruas e faz manobras técnicas e anda em.
- 8" (20,3cm) a 8.25" (20,6cm) – Para quem anda de skate em minirampas, bowls e skateparks .
- 8.25" (20,6cm) e maiores – Para quem anda em Half Pipes (vertical) e bowls
- Dica No Comply: Sobretudo, o tamanho ideal para escolher seu shape vale principalmente do tamanho que já esta habituando a usar podendo perfeitamente um skatista de qualquer idade ou tamanho usar qualquer tamanho de shape.
TRUCKS
- O truck é o eixo do skate onde é fixo no shape e se encaixa as rodas. Basicamente uma aste é fixa em uma peça em forma de “T” ,geralmente de aço forjado, e o “T” é fico na base de mesmo material. Nas pontas da aste há uma porca que segura a roda no eixo, a base tem 4 furos que fixa-o no shape
- O truck tem um parafuso central que une a base com o “T”, nesta fixação há um amortecedor superior e inferior que garante a flexibilidade para auxiliar o skatista a executar as curvas em seu percurso.

Como escolher o tamanho ideal:
- O tamanho ideal do truck e indicado pelo tamanho do shape. O tamanho é dado em mm e é a medida da largura do “T” desconsiderando a medida da aste.
- 129mm para shapes de 7" a 7.75"
- 133mm para shapes de 7.5" a 7.81"
- 136mm para shapes de 7.75" a 8"
- 139mm para shapes 7.75" a 8.25"
- 146mm para shapes de 8" a 8.5"
- 149mm para shapes de 8.125" a 8.75"
- Altura:
- Os trucks tem pequenas variações de altura sempre que diferente será indicada na descrição do produto. A altura pode ser definida pela preferência do skatista.
- Baixo: Proporciona mais etabilidade para manobras de flip. Preferível para rodas pequenas (50 – 55mm)
- Normal: Bom para qualquer modalidade tanto rua quanto skatepark
- Alto: ideal para quem gosta de andar com o truck mais solto(facilita nas curvas mas perde estabilidade). Um truck mais alto evita de encostar a roda no shape ao efetuar as curvas.
RODAS
- As rodas variam basicamente em cor e tamanho, sua medida principal é o diâmetro. Em relação a espessura em sua grande maioria ela é fina (normal), quando não for fina estará descrito em nossos produtos.
- Como escolher o tamanho ideal:

Basicamente: Rodas menores são mais lentas e mais leves, e rodas grandes mais rápidas e pesadas.
- 51mm – 55mm: Mais lenta e estável, boa para dar manobras de solo e skateparks
- 56mm – 60mm: rodas grandes para andar em Half-pipes (vertical), bowls e snakes
- + 60mm - Rodas de alta velocidade para longboards e pisos ásperos
- As rodas são feitas de uretano e existe um padrão para medir a dureza, durómetro é o padrão internacional para a medição da dureza de borracha, plástico e outros materiais não metálicos.
- OBS: Rodas de skate em sua maioria tem como valor de dureza 99a.
- 87 - roda macia boa para superfícies rugosas, longboards ou skate street que precisa de aderência ao solo.
- 95a - Ligeiramente mais dura e mais rápida com um pouco menos aderência.
- 99a - Boa velocidade e aderência.Roda ideal para principiantes, para andar na rua, minirampa ou skatepark
- + 100 - Dura e rápida com pouca aderência.
ROLAMENTOS

- Em tamanho são todos iguais, suas variações são quanto a qualidade, mecanicamente são iguais aos industriais. Existe uma designação para nível de qualidade (precisão de montagem) quanto a rotações executando um movimento em linha reta denominado ABEC em numeração vai de 1 - 11, o fato é que no skate ele esta sujeito a cargas laterais de impacto o que pode danificar qualquer tipo de rolamento.
- Os rolamentos seguem o padrão iternacional de tamanho porem as esferas internas podem variar de tamanho e material (aço, cerâmica, osso e etc) alguns modelos tem sua tampa protetora feita de borracha o que permite a remoção para lubrificá-lo, do contrario o rolamento vem de fábrica com a tampa blindada.
- No caso dos rolamentos de cerâmica, estes são projetados especialmente para ter maior velocidade (como é o caso dos long boards) e não são indicados para a prática de street por causa dos impactos constantes.
- Dica No Comply: Não submeta os rolamentos a submerssão na água pois isso irá danificá-los, portanto caso deseje andar de skate após um dia de chuva, evite o chão molhado.
PARAFUSOS DE BASE
- Parafusos de Base não diferem em tamanho, eles variam basicamento se a chave a ser usada é Philips ou Allen, a porca que fica no lado de baixo do truck varia de 8mm a 12mm.

RISE PADS
- Fica entre o truck e o shape para elevar a altura e amortecer impacto, alguns modelos de truck acompanham rise pads

LIXA
- A lixa é auto adesvisa e é colada na parte de cima do shape, serve para o skatista manter em cima do skate com controle e na execução das manodras.
